Na década de 1930, durante a Guerra Civil Espanhola, estima-se que aproximadamente um milhão de pessoas tenha morrido nos conflitos da ocasião. Os combates no território espanhol chegaram ao fim no ano de 1939, marcando a vitória de um grupo nacionalista que colocou no poder o general Francisco Franco. A ditadura de Francisco Franco durou 39 anos na Espanha. Ele foi um militar conservador, chefe de Estado e responsável por um longo regime autoritário que começou durante a Guerra. Franco, que recebeu apoio de Itália e da Alemanha durante a Guerra Civil Espanhola, tratou de retribuir a ajuda apoiando esses regimes fascistas que integravam um dos grupos durante a guerra.

Os Estados Unidos com sua política ideológica da Guerra Fria investiram milhões de dólares na Espanha, o que elevou a qualidade de vida da população e ofereceu outra máscara para o regime ditatorial. Em troca, Francisco Franco permitiu que os estadunidenses estabelecessem bases militares no território espanhol.
Franco foi responsável por criar a Constituição da Espanha, na qual determinava a volta da Monarquia. No entanto, o regime monárquico só voltaria à Espanha depois da morte do general, em 1975, quando o príncipe Juan Carlos subiu ao trono e a Espanha foi reconduzida à democracia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário